top of page

Videonistagmografia ou Video-oculografia

IMG_3469.jpeg

Videonistagmografia ou Video-oculografia

A Videonistagmografia (VNG) ou Video-Oculografia (VOG) é um exame que avalia a função do sistema vestibular, que é responsável pelo equilíbrio. É o que sem tem de tecnologia mais avançada para realização do exame, porque utiliza um sistema de câmeras infravermelho para rastreamento de movimentos oculares que vetorizados geram um gráfico mais preciso do que os sistemas mais antigos, aumentando a sensibilidade do teste para detectar alterações

Objetivos da VNG:

  • Diagnosticar distúrbios vestibulares: Ajuda a identificar condições da função do labirinto que podem causar vertigem, tontura e problemas de equilíbrio, como labirintite, doença de Menière, neurite vestibular e outras desordens do sistema vestibular.

  • Avaliar habilidades coordenadas pelo sistema nervoso central e do labirinto. 

  • Determinar o local da lesão que pode dar origem aos sintomas, se tem uma causa central (relacionada ao cérebro) ou periférica (relacionada ao labirinto).

Como o exame é realizado:

  1. Preparação: O paciente deve ver com o médico se precisa manter ou suspender o uso de medicamentos que afetam o sistema vestibular e seguir essa recomendação que começa 3 dias antes do exame. Também não pode ingerir bebidas alcoólicas e no dia doa exame evitar cafeína, chocolate e outros estimulantes.

  2. Exame em si: O paciente usa um par de óculos equipados com câmeras infravermelhas que registram os movimentos oculares. O exame é dividido em diferentes etapas, que incluem:

  • Pesquisa do movimento dos olhos em busca de um alvo ou na condição visão negada e testes de oculomotricidade.

  • Provas posicionais e de posicionamento: Avalia o movimento involuntário dos olhos em resposta as mudanças de posição do corpo e da cabeça.

  • Prova calórica: É posicionado um aparelho no conduto auditivo que assopra um jato de ar, durante 60 segundos em diferentes temperaturas para estimular os sistema vestibular e registar como ele responde. 

Resultados:

  • Os registros são analisados e comparados com valores padronizados. Respostas alteradas podem indicar disfunção vestibular periférica ou central. 

  • Os resultados são apresentados em um relatório em PDF que contem as impressões na visão do examinador, os gráficos gerados pelo registro e os vídeos gravados com as câmeras infravermelhos, que podem ser acessados para facilitar a interpretação do médico. 

Importância:

A VNG (ou VOG) é um exame geralmente bem tolerado, que fornece informações detalhadas sobre a função vestibular para o diagnóstico médico e ajuda na elaboração de um plano de tratamento adequado para pacientes com queixas de vertigem e desequilíbrio. Os resultados podem orientar a reabilitação vestibular com exercícios personalizados para melhorar a tontura e equilíbrio.

Agende online agora

Avenida Angélica, 1968 Cj. 136 - São Paulo - SP CEP 01228-200

WhatsApp: (11) 96785-0021

  • Facebook
  • Instagram
bottom of page