
Sacadometria

Sacadometria
A sacadometria é um exame utilizado na Otoneurologia para avaliar os movimentos sacádicos dos olhos, ou seja, aqueles movimentos rápidos e precisos que os olhos fazem para mudar o ponto de fixação visual (pró-sacada) e a intenção voluntária de direcionar olhar em direção oposta ao alvo apresentado (anti-sacada). É importante na investigação do sistema vestibular, da coordenação motora ocular, a função do sistema nervoso central e a interação com a cognição.
Como funciona a sacadometria?
-
O paciente acompanha um alvo luminoso que se desloca rapidamente em uma tela, somente com os olhos e sem movimentar a cabeça e depois olhar em direção oposta ao alvo apresentado.
-
Câmeras infravermelho gravam os movimentos oculares e vetorizam gerando um gráfico que permite avaliar a velocidade, precisão e latência (tempo de resposta) das sacadas.
-
O exame é dividido em duas partes, com duração total de 5 minutos.
Indicações do exame
A sacadometria é indicada em casos de:
-
Vertigens e tonturas;
-
Distúrbios do equilíbrio;
-
Sintomas neurológicos, como tremores e visão dupla;
-
Diagnóstico de doenças cerebelares ou do tronco cerebral;
-
Avaliação de doenças como esclerose múltipla, Parkinson, lesões vestibulares e AVC.
A sacadometria é importante para diagnosticar alterações nos movimentos oculares rápidos (sacádicos), auxiliando na identificação de distúrbios neurológicos e vestibulares, como lesões cerebrais, tonturas e declínio cognitivo.

