top of page

Exames realizados no consultório especializado
Cleiton Fortes Otoneurologia

Avaliações otoneurológicas para diagnóstico de tontura, vertigem e problemas de equilíbrio e audição.
Exame Otoneurológico Completo

O Exame otoneurológico completo tem por finalidade avaliar as funções do labirinto, que são a audição e o equilíbrio. O teste que avalia a parte auditiva é a audiometria completa, que abrange a audiometria tonal, audiometria vocal e Imitanciometria e o teste que avalia a função do equilíbrio no labirinto é a Videonistagmografia (Equipamento importado da marca Interacustics) ou Vectoeletronistagmografia (Equipamento nacional da marca Contronic). Para ser considerado completo, precisa destas duas etapas, avaliação da audição e avaliação vestibular ou labiríntica. 

Avaliações otoneurológicas para diagnóstico de tontura, vertigem e problemas de equilíbrio e audição.
Videonistagmografia

A videonistagmografia (VNG) ou vídeo-oculografia (VOG) é um exame realizado com equipamento com tecnologia de ponta, considerado o que há de mais moderno em equipamentos de exame. Importado da Dinamarca mas com registro na ANVISA, este equipamento utiliza câmeras com infravermelho de última geração para captação dos movimentos oculares que ficam gravados e são vetorizados, gerando vídeos e gráficos para avaliação da oculomotricidade, dos Nistagmos espontâneos, direcionais, posicionais, e da análise minuciosa e acurada da prova calórica.

Avaliações otoneurológicas para diagnóstico de tontura, vertigem e problemas de equilíbrio e audição.
Vectoeletronistagmografia

A vectoeletronistagmografia (VENG) ou eletro-oculografia (EOG) é um exame realizado com equipamento computadorizado, da Contronic, uma das marcas nacionais de maior prestígio e tecnologia no Brasil, e utiliza eletrodos para captação dos movimentos oculares que são vetorizados, gerando gráficos para avaliação da oculomotricidade, nistagmos espontâneos e direcionais e na prova calórica. Vale lembrar que este modelo de registro é o mais comum nos locais que fazem exame, mas nosso comprometimento é entregar um exame de qualidade, com confiabilidade técnica e o mais completo possível, 

Avaliações otoneurológicas para diagnóstico de tontura, vertigem e problemas de equilíbrio e audição.
Audiometria tonal

Avalia o grau de audição do paciente em relação a sons emitidos em diversas frequências. Pode ser realizado por via aérea, com fones, e por via óssea (com vibrador ósseo). No consultório, esse exame é realizado com Audiômetro AD629, importado, da marca Interacoustics, para garantir a melhor qualidade do exame e precisão dos resultados. Além disso, o exame é realizado em ambiente silencioso com uma cabina acústica e evita que sons externos atrapalhem ou cause interferência no exame. O exame é sempre agendado com tempo suficiente para que o paciente receba todas as orientações necessárias e consiga fazer o exame da forma precisa, que é essencial para garantir a confiabilidade dos resultados. 

Audiometria
Audiometria vocal - LRF/SRT e IRF

A Audiometria Vocal é um exame auditivo complementar à Audiometria tonal, ou seja, que ajuda a confirmar se os limiares testados estão coerentes com o reconhecimento da fala.

São realizados dois testes diferentes, sendo que um determina o Limiar de Reconhecimento da Fala (LRF/SRT) e o outro determina a inteligibilidade pelo índice de reconhecimento da fala (IRF). Aqui no consultório, o exame é realizado em cabina acústica, com audiômetro Interacoustics e com listas de palavras que foram gravadas em estúdio, sob direção do fonoaudiólogo Cleiton Fortes, validadas em estúdio científico publicado na pós-graduação, o que garante maior confiabilidade no teste e minimiza qualquer interferência do examinador.  

Audiometria
Audiometria de altas frequências

A audiometria de altas frequências (AAF) é um exame audiológico importante na detecção precoce de perdas auditivas. Aqui no consultório, paga garantir a que o exame seja bem executado e preciso, ele é realizado na cabina acústica, audiômetro interacoustics com módulo de altas frequências e fones supra-aurais Sanreiser, específicos para este teste e adequados o tipo de sons testados. As frequências de teste são agudas e partem de 8kHz, com respostas de frequências acima da audiometria convencional. 

Audiometria
Impedanciometria

Esse exame avalia a função da orelha média, particularmente a mobilidade do tímpano e dos ossículos (os pequenos ossos do ouvido). No consultório, usamos o imitanciometro Titan, com teste sonda de 226Hz, importado, da marca Interacoustics. Com ele é possível avaliar as estruturas do ouvido com a timpanometria e teste dos reflexos acústicos, que são dados importantes para o diagnóstico de problemas auditivos e patologias na orelha média, como infecções, otite média, disfunção da tuba auditiva, entre outros.

Avaliações otoneurológicas para diagnóstico de tontura, vertigem e problemas de equilíbrio e audição.
Acufenometria

A Acufenometria é um exame utilizado para avaliar e caracterizar a percepção do zumbido (acúfeno). Pode ser relatado como chiado, barulho ou apito, seja no ouvido ou na cabeça. A Acufenometria ajuda a entender as características desse som, também conhecido como Tinnitus, para auxiliar no diagnóstico e tratamento. Aqui no consultório, o exame é realizado em cabina acústica, com fones supra-aurais Sennheiser e audiômetro AD629 da Interacoustics, com módulo de altas frequências, apropriado para o exame. São pesquisados o pitch ou frequência, loudness ou intensidade em nível de sensação com tom puro e banda estreita, o nível mínimo de mascaramento e a Inibição residual.

Audiometria
Limiar de desconforto auditivo (LDL)

O Limiar de Desconforto Auditivo é indolor e depende da resposta do paciente. É um exame complementar da audiometria tonal e da audiometria de altas frequências.

Audiometria
Manobras de avaliação dos "cristais" do labirinto

A manobra é realizada em uma maca especial em que os movimentos corporais provocam o deslocamento dos cristais de cálcio dentro dos canais do labirinto. A resposta aparece no movimento ocular involuntário e sintomas relatados pelo paciente. Nosso diferencial, é que aqui no consultório, todas as manobras de avaliação são realizadas utilizando um equipamento de tecnologia avançada que conta com câmeras infravermelho da VNG da Interacoustics, que os movimentos oculares provocados por partículas que se deslocam dentro do labirinto em decorrência da ação da gravidade durante a mudança de posição do corpo e cabeça. Além disso, desenvolvemos uma maca especial que chamamos de Maca 360º, para possibilitar a avaliação de pacientes com baixa mobilidade ou limitação cervical. 

Avaliações otoneurológicas para diagnóstico de tontura, vertigem e problemas de equilíbrio e audição.
Sacadometria 

A sacadometria é um exame utilizado durante a investigação otoneurológica para avaliar os movimentos oculares sacádicos, ou seja, a precisão dos movimentos rápidos que os olhos fazem na busca de um alvo. É um exame extremamente novo e atual, recém lançado para o equipamento de videonistagmografia da Interacoustics, e por isso, ainda raro. A comparação dos testes de Pró-sacada com o teste Anti-sacada, tem apresentado dados muito importantes para avaliação da cognição e suas interferências da tontura e desequilíbrio por problemas do sistema vestibular e central. 

Avaliações otoneurológicas para diagnóstico de tontura, vertigem e problemas de equilíbrio e audição.
OCR (Ocular Counter Roll)

O exame OCR (Ocular Counter Roll) é um exame que avalia o movimento ocular compensatório em resposta à inclinação lateral do corpo e da cabeça. Esse movimento ocorre devido à ação do reflexo vestíbulo-ocular (RVO), que tem como função manter o olhar estável mesmo quando a cabeça é inclinada. É um teste disponível somente nesta nova geração de tecnologia de ponta que possibilita o registro e análise dos movimentos de torção ocular. No consultório realizamos esse exame já com a versão mais atual do VisualEyes, da Interacoustics. 

Avenida Angélica, 1968 Cj. 136 - São Paulo - SP CEP 01228-200

WhatsApp: (11) 96785-0021

  • Facebook
  • Instagram
bottom of page