
Audiometria vocal - IRF

Audiometria vocal - IRF
O Índice de Reconhecimento de Fala (IRF), também conhecido como Índice Percentual de Reconhecimento de Fala (IPRF) é parte importante da audiometria vocal que avalia a capacidade do paciente de compreender palavras em nível de apresentação em intensidade confortável.
Como o teste de IRF funciona:
-
Durante o exame, o paciente escuta uma lista de palavras monossilábicas ou dissilábicas através de fones de ouvido.
-
As palavras são apresentadas a uma intensidade fixa, normalmente em um nível confortável de audição, geralmente 30 a 40 dB acima do Limiar de Reconhecimento de Fala (LRF).
-
O paciente deve repetir as palavras que escuta, e o examinador registra a quantidade de acertos.
-
A forma de apresentação das palavras gravada é mais confiável e diminui a interferência do examinador.
Resultado:
-
O índice é representa a porcentagem de palavras corretamente repetidas.
-
Um IRF de 100% indica que o paciente conseguiu reconhecer todas as palavras, enquanto valores menores indicam dificuldades de compreensão da fala.
Interpretação:
-
IRF elevado (próximo a 100%): Indica boa capacidade de discriminação de palavras, ou seja, o paciente consegue entender bem o que é dito em um ambiente sonoro claro e adequado.
-
IRF baixo: Sugere problemas na compreensão da fala, que podem estar relacionados a perdas auditivas mais graves, como a perda auditiva neurossensorial, em que o ouvido pode captar sons, mas há dificuldades em entender a fala.
O exame é importante para entender a qualidade da audição, especialmente no caso de pacientes que, mesmo ouvindo sons, têm dificuldades em entender palavras e frases, o que pode influenciar diretamente na qualidade de vida e na comunicação.

