
Manobras de reposicionamento dos "cristais" do labirinto


Manobras de reposicionamento dos "cristais" do labitinto no diagnóstico de VPPB
As manobras de reposicionamento são indicadas para o tratamento da Vertigem Posicional Paroxística Benigna (VPPB), que é uma condição causada pelo deslocamento de "cristais" de carbonato de cálcio nos canais do labirinto.
É a forma mais eficaz de tratamento porque os cristais são deslocados de volta à sua posição correta durante os movimentos do corpo e da cabeça e assim corrigir a vertigem posicional.
Os nomes das manobras pouco comuns e curiosos, porque geralmente levam o nome do seu autor. As principais são: Manobra de Epley, de Semmont, de Yakovino, de Gufoni, de Lempert, de Kim e Manobra de Zuma.
Importância:
As manobras são fundamentais para o diagnóstico e tratamento eficaz da VPPB. A identificação correta da posição dos cristais deslocados permite o manejo adequado e resulta na melhora da qualidade de vida dos pacientes que sofrem com essa condição.
É essencial que o paciente tenha um diagnóstico médico e encaminhamento para que o procedimento seja realizado em segurança pelo fonoaudiólogo, especialista em Otoneurologia.

