top of page
Buscar

Manobras dos cristais do labirinto

  • Foto do escritor: otoneurofono
    otoneurofono
  • 14 de jul. de 2025
  • 3 min de leitura
  • O que são os cristais do labirinto?

São partículas de carbonato de cálcio que tem uma função bem específica dentro do labirinto relacionada a detecção da aceleração pela gravidade que incide sobre esses "cristais" de cálcio. Todas as pessoas tem os cristais no labirinto e eles não devem provocar tontura quando estão na sua posição atual.


  • Porque os cristais do labirinto causam tontura?

O problema é quando parte dos cristais, também chamados de otólitos, saem do seu lugar, os órgãos otolíticos, e vão parar em outro lugar do labirinto, os canais semicirculares. Esses canais são como sensores que tem a função de detectar os movimentos angulares da cabeça que acontece pelo movimento das cristas onde estão as células sensoriais, mas quando os cristais estão em algum dos canais, eles atrapalham todo esse funcionamento e provocam a vertigem posicional, que é essa tontura com sensação de rotação ao movimentar a cabeça. Os sintomas frequentemente são desencadeados ao virar a cabeça e principalmente ao deitar.


  • Como identificar que os cristais do labirinto estão fora do lugar?

A melhor forma de identificar que os cristais do labirinto estão deslocados é com manobras de avaliação. Durante as manobras o paciente fica com óculos que tem duas câmeras infravermelho que vão gravar os movimentos involuntários dos olhos enquanto o examinador deita o paciente em posições movimentem os cristais dentro do labirinto que desencadeia a tontura e o nistagmo, que é o movimento dos olhos que vai revelar em qual dos canais do labirinto foram parar esses cristais e a partir daí, pode ser escolhida a manobra correta para corrigir o problema.

paciente com oculos de videonistagmografia para fazer manobras de avaliação para diagnóstico de VPPB
Imagem ilustrativa com paciente posicionado para realizar manobras vestibulares ou manobras dos cristais do labirinto, em investigação ou já com diagnóstico de VPPB (Vertigem Posicional Paroxística Benigna)
  • Quem pode fazer as manobras de avaliação?

As manobras dos "cristais do labirinto" podem ser realizadas por profissionais capacitados para tal, como médicos e fonoaudiólogos, geralmente especialistas em Audiologia e Otoneurologia.


  • As manobras dos cristais do labirinto tem riscos?

Sim. Durante as manobras os pacientes são avaliados em posições específicas, que podem ser desconfortáveis pela posição e pela tontura, principalmente com movimentos amplos da cabeça e cervical. Além disso, os pacientes mais sensíveis podem ter reações mais intensas como palidez, sudorese e vômito. Por isso é importante que seja realizada por um profissional qualificado, que saiba como controlar ou reverter os sintomas durante o procedimento.


  • A manobra pode ser realizada em casa pelo próprio paciente?

Não. Apesar de parecer um procedimento simples e normalmente bem tolerado, ele pode ter complicações que se o paciente estiver sozinho ou mesmo com um acompanhante ou familiar que não seja da área e conheça todas as técnicas, pode trazer comprometimentos sérios, além de riscos desnecessários. Os vídeos que podem ser encontrados facilmente na internet, servem para mostrar que as manobras existem e dar uma ideia do que como são os procedimentos que o paciente deve passar, mas servem para ensinar como fazer uma "auto manobra", por exemplo.


  • Quantas manobras de cristais do labirinto existem?

Uma infinidade delas. Cada manobra tem um objetivo, seja para avaliação ou tratamento. As manobras de avaliação, normalmente são realizadas com óculos especiais com câmeras infravermelho para testar o labirinto e ao registrar as respostas, identificar se tem "cristais" deslocados e principalmente onde no labirinto eles estão. Estas manobras podem ser realizadas durante o exame otoneurológico, pode ser na consulta com o médico ou sua indicação de avaliação. Para as manobras de tratamento, as variedade é ainda maior, mas não são escolhidas de forma aleatórias e cada manobra tem um objetivo, em alguns casos, sendo necessário fazer mais de uma manobra para o resultado, ou até mais sessões com manobras. É importante dizer que não é suficiente só fazer os movimentos durante a manobra, o examinador precisa saber o que esperar de cada posição durante a manobra para nortear com mais segurança os próximos passos do tratamento.

Vídeo ilustração da manobra de Lempert ou "BBQ maneuver" (manobra barbecue) em que o paciente faz um giro de 360º, indicada como opção tratamento de VPPB de canais laterais
  • Quer saber mais sobre as manobras dos cristais do labirinto?

Falar sobre causas de tontura e tratamentos são assuntos amplos e não se esgotam em apenas uma postagem. Por isso, comente no post suas dúvidas, se você já sabia desse tipo de tratamento ou já fez ou precisou de manobras vestibulares.


Por Cleiton Fortes

Fonoaudiólogo especialista em Otoneurologia e Audiologia pelo Conselho Federal de Fonoaudiologia, Pós-graduação de pelo Instituto de Estudos Avançados da Audição Momensohn-Santos. Mestrado pela Santa Casa de São Paulo.

Atendimento no consultório na Avenida Angélica, 1968, Cj. 136 - São Paulo/SP

 
 
 

Avenida Angélica, 1968 Cj. 136 - São Paulo - SP CEP 01228-200

WhatsApp: (11) 96785-0021

  • Facebook
  • Instagram
bottom of page